Portugal Cultural: Wondersense - conheça o novo museu da cidade do Porto
Abriu portas no Porto um espaço onde os sentidos assumem o protagonismo. O Wondersense não é um museu apenas para ver - sente-se, toca-se, escuta-se, saboreia-se. Para todas as idades.
Na Baixa portuense, perto da Livraria Lello, existe um portal que nos transporta para outra realidade - o Wondersense. Um museu que propõe uma viagem imersiva pelos cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição. D
istribuído por dois edifícios de cinco andares, o projeto surgiu há dois anos, quando Bárbara Antunes, sócia e diretora de marketing, reparou numa piscina de bolas na série televisiva "Emily in Paris".
A partir dessa imagem e em conversa com Vasco Antunes, diretor-executivo, surgiu a vontade de criar um espaço onde os visitantes deixassem de ser meros observadores para se tornarem parte da experiência.
Para dar forma ao projeto, a equipa viajou por diversos países, estudando uma variedade de museus e espaços culturais dedicados a experiências sensoriais.
Estes contactos serviram de fonte de inspiração, permitindo-lhes recolher algumas ideias, já que a maior parte das salas e instalações são criações originais.
Foi assim que o conceito foi ganhando forma, com o apoio do grupo Marques Soares, mais conhecido pelo setor da moda, que decidiu investir numa proposta de inovação cultural.
O resultado é a transformação de um espaço histórico do Porto - o edifício vizinho dos armazéns Marques Soares, nem mais - num lugar onde arte, tecnologia e sentidos se cruzam com o entretenimento, criando um percurso que é, ao mesmo tempo, interativo e reflexivo.
Wondersense
Rua das Carmelitas, 130, Porto
Web: wondersense-museum.com
Das 10 às 19 horas. Não encerra,
Preço: 17 a 22 euros
Para ler a reportagem completa no JN clique aqui.
Comentários
Postar um comentário