10 curiosidades de Portugal que revelam o quão fascinante é este país

Além de todos os clichês que já possas ter ouvido falar sobre o nosso país, a verdade é que Portugal é uma das grandes nações do nosso Mundo, do grande Planeta azul.

Portugal é um país pequeno em território, mas enorme nestas três áreas, fascinando quem o visita, surpreendendo quem o estuda.
Desde a antiguidade das suas cidades – Lisboa é a segunda capital mais antiga da Europa, logo a seguir a Atenas – até às memórias que deixou espalhadas por esse Mundo fora, o nosso país sempre se destacou como uma nação de tradições, inovação e resiliência.
Por isso, fazeres esta viagem à descoberta de curiosidades de Portugal é como embarcares numa autêntica aventura de conhecimento e, no final, de muita admiração, com 10 factos que tornam Portugal um país único e só nosso:
1 – Portugal é o “12.º” país mais antigo do Mundo
Portugal é um dos países mais antigos do mundo, disso não há dúvidas. Fundado oficialmente em 1143, com o Tratado de Zamora, e depois reconhecido como reino independente em 1179 pelo Papa Alexandre III, as suas fronteiras tornar-se-iam estáveis a partir do século XIII, tornando-o o Estado-nação mais antigo da Europa com fronteiras definidas.

2 – Portugal já teve cinco capitais
Portugal já teve cinco capitais ao longo da sua história: Guimarães, Coimbra, Lisboa, Rio de Janeiro e Angra do Heroísmo, cada uma delas em contextos diferentes, conforme o local onde residia a Corte ou o Governo português.
Guimarães foi a primeira, Coimbra em segundo, tornando-se depois Lisboa, a capital definitiva. Contudo, durante as invasões napoleónicas, a Corte transferiu-se para o Rio de Janeiro, sendo que Angra do Heroísmo, nos Açores, foi capital em duas ocasiões excecionais.
3 – A maior mancha de floresta Laurissilva encontra-se na Madeira
Cobre cerca de 15 mil hectares, o que corresponde a cerca de 20% da ilha. Esta floresta húmida subtropical, com origem há cerca de 20 milhões de anos, destaca-se pela sua elevada biodiversidade e presença de muitas espécies endémicas.
Devido ao seu excelente estado de conservação e valor ecológico, foi classificada como Património Mundial Natural pela UNESCO em 1999, assim como todos estes locais em Portugal.

4 – A Ponte Vasco da Gama é a maior da Europa ocidental
A Ponte Vasco da Gama é uma ponte localizada na zona mais Oriental da cidade, que passa sobre o rio Tejo, tendo sido inaugurada em 1998 para a Expo 98.
Com cerca de 17,2 quilómetros de extensão, é a ponte mais longa da União Europeia, e liga o concelho de Loures ao Montijo.

5 – A maior onda alguma vez surfada foi na Praia do Norte, na Nazaré
Após ter sido surfada pela primeira vez por Garrett McNamara, surfista de ondas grande norte-americano, é o surfista alemão Sebastian Steudtner que detém o atual recorde mundial homologado da maior onda já surfada, com 26,21 metros, alcançada na Praia do Norte, na Nazaré, em outubro de 2020.
Crê-se que no mês de fevereiro de 2024, Steudtner terá surfado uma onda ainda maior, com 28,57 metros, também na Praia do Norte, mas esse novo feito ainda aguarda confirmação oficial do Guinness World Records. A Nazaré destaca-se mundialmente pelas ondas gigantes, potenciadas pelo “Canhão da Nazaré”, que atrai surfistas e turistas ao longo de todo o ano.

6 – A Livraria Bertrand do Chiado é a mais antiga do mundo ainda em funcionamento
Fundada em 1732 por Pedro Faure, situada no bairro do Chiado, a Livraria Bertrand é reconhecida oficialmente pelo Guinness World Records desde 2011 como a mais antiga livraria do mundo ainda em funcionamento, tendo sobrevivido ao grande Terramoto de Lisboa de 1755.

7 – É o maior produtor mundial de cortiça
Responsável por cerca de 50% da produção global de cortiça, é detentor do maior sobreiral do Mundo, com cerca de um terço da área global, o equivalente a cerca de 85.000 a 100.000 toneladas anuais.
O nosso país lidera ainda a transformação e exportação de produtos com esta matéria-prima, como por exemplo rolhas para vinhos, com cerca de 60% do mercado mundial.

8 – A famosa tempura japonesa tem origem portuguesa
Introduzida no Japão por missionários e comerciantes lusos no século XVI, a tempura japonesa tem como base técnicas de fritura de vegetais, como os famosos “Peixinhos da Horta”, e peixes usadas em Portugal, estando ligada aos período da Quaresma, quando os católicos evitavam a carne e optavam por fritos de vegetais e frutos do mar.
Contudo, verdade seja dita que os japoneses adaptaram e refinaram esta técnica, tornando-a um símbolo da sua própria culinária.

9 – A palavra “saudade” não se traduz
Simbolizando um sentimento profundo de nostalgia e melancolia, “sentir falta de” que não existe igual noutras línguas, a palavra “saudade” é considerada intraduzível.

10 – O idioma português é língua oficial em 9 países
Falado, de forma nativa, por mais de 250 milhões de pessoas por todo o mundo, devido à antiga expansão marítima e colonial portuguesa, o Português é o idioma oficial em nove países soberanos: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Além destes, o Português também é oficial em Macau, na China, mas como esta região não é um país independente, não faz parte desta lista da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Estas são apenas 10 curiosidades de Portugal, uma pequena amostra da riqueza histórica, cultural e social do nosso país. Ao conhecê-las, torna-se evidente que vamos muito além dos famosos pastéis de nata e das belas paisagens costeiras.
Com uma influência global marcante e uma identidade única, esta nação conquistou, definitivamente, o seu lugar no Mundo pela ousadia dos seus navegadores, pela profundidade da sua língua e pela capacidade de manter tradições sem deixar de inovar.
Descobrir Portugal é perceber que, mesmo sendo pequeno em dimensão geográfica, tem um papel verdadeiramente grandioso na história e na cultura mundial.

Comentários
Postar um comentário