Grande festa marcou a inauguração de um novo polo de atração em Porto. Confira!
A partir deste sábado, 12 de julho, Campanhã ganhou um novo polo de atração, permitindo à zona oriental da cidade dar mais um passo qualitativo. A Praça Vandoma – nome mais votado para o Feiródromo durante o período de consulta popular – agrega agora um espaço único com 152 bancas, nas quais os feirantes possuem melhores condições logísticas, após uma aposta municipal que teve como principal foco a garantia pelo respeito das medidas sanitárias.
Quem sai da Estação de Metro de Nasoni (Linha F, Laranja) vislumbra, de imediato, o edificado que já traz uma nova vida aos comerciantes. Na manhã deste sábado, foram muitos os curiosos que se dirigiram ao mais recente polo de atração da cidade para ficar conhecer o espaço, mas, sobretudo, para ouvirem em primeira mão o novo nome do local. Passa a chamar-se Praça Vandoma – assim ficou decidido após a contagem dos votos, que decorreram de um período de auscultação popular.
Para o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, a centralidade do novo espaço é o seu maior atributo. "O que as pessoas mais dizem é que foi muito fácil chegar cá, o que quer dizer que o sítio foi aprovado", sublinhou o autarca, que, ao longo desta manhã, andou a "medir o pulso" ao local.
"Temos, mesmo aqui ao lado, uma estação de metro. Quando andamos a dizer que queremos uma cidade sustentável, isto é a sustentabilidade: a pessoa sair do metro e vir para aqui a pé", referiu Rui Moreira, que esteve acompanhado por outros membros do Executivo municipal, bem como pelo presidente da Junta de Campanhã, Paulo Ribeiro.
Um espaço para todos
Trata-se de "cumprir uma promessa que foi feita aos comerciantes quer estavam instalados na Avenida 25 de Abril e à Junta de Freguesia, que há muito se preocupava em termos um terreno que não dê apenas para esta feira. Dá para outras coisas", explicou o presidente portuense, referindo-se às três emblemáticas feiras da cidade que, a partir de agora, se vão instalar naquele espaço.
Fruto de um investimento municipal superior a 800 mil euros, este local é destinado à realização das feiras de maior dimensão do Porto, como as da Vandoma, a antiga Feira do Cerco, ou a Feira dos Passarinhos, acolhendo os seus 152 feirantes ao sábado de manhã e de tarde.
Já ao domingo, para além da Feira dos Passarinhos, funcionará uma nova feira, de artigos usados. Neste sentido, será brevemente lançado um concurso para a atribuição de cerca de 80 lugares.
"Vamos permitir a instalação de eventuais vendedores que, ao pagarem a taxa diária, podem estar aqui ao domingo conjuntamente com os outros que vão ser fixos", informou a vereadora com o Pelouro das Atividades Económicas, Filipa Correia Pinto.
Fonte: CMP - Fotos: André Rolo
Comentários
Postar um comentário